segunda-feira, 11 de abril de 2011

A Técnica Guache


guache é um aquarela opaca, porém elaborado numa consistência mais líquida por ser utilizado uma quantidade maior de aglutinante. Seu grau deopacidade varia com a quantidade de pigmento branco adicionado à cor, geralmente o suficiente para evitar que a textura do papel apareça através da pintura, fazendo com que não tenha a luminosidade das aquarelas transparentes.
O Guache é uma mistura de aglutinante (goma arábica) com pigmento branco, que resulta numa tinta opaca de grande poder de cobertura. É constituído por pigmentos coloridos moídos em pó aglutinados com um pigmento plástico (medium) e pigmento branco opaco. A tinta é tornada opaca pela adição de pigmentos inertes, com por exemplo gesso-cré ou blanc fixe. Outrora era preparado tendo como ligante a goma arábica. Diferencia-se da aguarela pela sua qualidade opaca, as cores claras podem ser colocadas em cima de outras mais escuras, desde que já secas.
  • Segue-se uma explicação rápida dos componentes das tintas guache:
    • Goma-Arábica: Aglutinante e adesivo.
    • Glicerina: Confere umidade, impede a secagem e o endurecimento excessivo da tinta, bem como a torna mais solúvel.
    • Xarope: Age como plastificante, conferindo maciez a à moagem e à pintura.
    • Agente Umectante: Favorece a fluidez.
    • Dextrina: usada para suavizar a textura e a qualidade de pincelamento de alguns pigmentos.
O guache dilui-se com água até ter mais ou menos a consistência doazeite. Aplica-se sobre papéis e cartões variados que devem ter algum "corpo" para não enfolarem. A qualidade do resultado final depende muito da qualidade dos guaches aplicados. Normalmente, e para pintar zonas de cor uniforme, só com guaches de alta qualidade é que se consegue um resultado perfeito. Os pincéis adequados para a pintura com guache são os mesmos da aguarela.
Na Idade Média já se usavam guaches nas iluminuras. Muitos artistas o usaram desde aí até aos nossos dias. Existem habitualmente em tubos e também em pastilha. Embora o guache seja principalmente uma técnica de pintura é também usado muitas vezes para desenho eilustrações ou trabalhar em conjunto com materiais variados de desenho.
Guache é uma palavra que provem do Italiano “Guazzo” que quer dizer tinta de água. O termo foi originalmente cunhado no século XVIII em França, embora a técnica seja muito mais antiga, utilizada frequentemente a inícios do século XVI em Europa.
  • O guache dilui-se com água até ter mais ou menos a consistência do azeite.
  • Aplica-se sobre papéis e cartões variados que devem ter algum “corpo” para não enfolarem.
  • Os pincéis adequados para a pintura com guache são os mesmos da aguarela.
  • Hoje em dia o termo guache é dado às pinturas realizadas com este material.
  • Existem habitualmente em tubos e também em pastilha, em qualidade profissional e estudante.

fonte: Wikipedia

2 comentários:

  1. Olá thiago!Gostaria primeiramente de parabenizá-lo pelo blog.No brasil a opção por quache de qualidade é escaça,só conheço a acrilex,e ainda sim como linha de estudante.Posso fazer trabalhos de ilustração e cartazes com ela?!abç!!!!

    ResponderExcluir
  2. Pode sim, mas você encontra a marca Gato Preto em qualquer papelaria, e na minha opinião é melhor.
    Claro que os melhores mesmo são Tallens ou TGA, mas você os encontra também pesquisando no Google.

    ResponderExcluir